terça-feira, 26 de maio de 2009

“Eu não vou!”
Ele bateu a bengala tão forte no chão que o interfone tocou.
“Não, está tudo bem, foi meu pai... isso, com a bengala de novo... não, ele não vai.”
Saí logo em seguida, é a minha quinta visita ao velho sem que eu o convença a mudar daquela casa cheirando a jornal, maldito cheiro que ele insiste em dizer que era o da minha mãe.
Já estou ficando conhecido no prédio e na rua, tomo sempre um café com o porteiro quando estou saindo da casa: “é Jorge, eu já não sou jovem também, vou me aposentar esse ano, mas tenho a terrível sensação de que o “Velho” é mais lúcido que eu, mesmo com toda aquela teimosia”.
E quando saio de lá, o jornaleiro: “Seu Felipe, como vai o velho? Turrão como sempre?... Ah aquele lá não tem jeito, quando eu era garoto ele dava umas bengaladas na gente se deixasse a bola cair na sacada...”.
Eu sempre sorria, parava, conversava... Descobri que meu pai não é impenetrável como pensava, na verdade toda aquela rua girava em torno dele e do seu ranço pelo mundo, aquelas pessoas amavam o meu pai e eu, aprendia a amá-lo por elas. “Quarta feira eu volto, vai saber se ele não muda de idéia”.

4 comentários:

  1. Minha avó nos seus últimos dias de vida, antes de ser vencida pelos males do diabetes, se lambuzava em sobremesas exageradamente doces.

    - Vó, a senhora não deveria comer isso...

    - E tu é médico por acaso???

    ResponderExcluir
  2. po, me emocionei
    gosto de verdade cara

    ResponderExcluir
  3. É... tinha escrito um monte de coisas, mas acho que não precisa dizer nada, né?
    Está tudo dito!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Quarta-feira é sempre um dia ruim, com certeza o velho vai estar num humor muito pior.

    ResponderExcluir